A ideia deste artigo é mostrar a importância do zinco para o organismo e seus benefícios.
Uma pessoa com deficiência deste nutriente tem seu bem-estar comprometido. Ele é indispensável para uma vida saudável.
Mesmo assim, a alimentação de grande parte das pessoas não inclui quantidades adequadas de zinco. Segundo a OMS, cerca de 30% da população mundial apresenta a deficiência do mineral.
Com relação a quanto zinco o organismo precisa, geralmente se recomenda de 10 a 12 miligramas por dia. É uma quantidade fácil de atingir, mas o corpo não armazena esse nutriente. Por isso, você precisa ingerir alimentos com zinco regularmente.
A seguir vamos aos detalhes sobre os benefícios do zinco para a saúde:
1 – Melhora a imunidade
Os glóbulos brancos, células que protegem o organismo de ameaças, precisam de zinco para reagir adequadamente às anormalidades. Esse mineral é importante para a multiplicação do DNA, necessária para surgirem novas células. Isso inclui, obviamente, as células de defesa. Para mais detalhes, leia este artigo científico.
2 – Ajuda a prevenir diabetes
O zinco faz com que a insulina seja mais eficiente na sua função. E como a resistência insulínica é o que causa a diabetes tipo 2, o nutriente contribui para tratar e prevenir a doença. Isso não significa que podemos abusar dos carboidratos, mas o zinco te ajuda a evitar a hiperglicemia.
3 – Ação anti-inflamatória
Apenas isso já é o suficiente para nunca deixar ele faltar em seu organismo. Muitas das doenças que mais queremos evitar surgem através de inflamações.
Todos os tipos de câncer, doenças degenerativas, problemas cardíacos, artrite, asma, fibromialgia, úlceras etc. Essas doenças são todas inflamatórias.
Portanto, a ingestão adequada do zinco diminui consideravelmente o risco de cada uma delas. Quase sempre é muito melhor para a saúde optar por um anti-inflamatório natural do que recorrer aos medicamentos, com seus efeitos colaterais.
Fontes de zinco
Alimentos de origem vegetal como feijão, lentilha, amendoim, nozes e castanhas contém uma boa quantidade de zinco. Entretanto, a absorção pelo organismo é baixa.
Para aproveitar melhor o mineral, você pode ingeri-lo através de suplementos. Os melhores resultam em uma absorção de cerca de 60%, de acordo com este estudo.
Mas a melhor forma para ter níveis adequados de zinco é comer carnes, ovos e frutos do mar. Carne vermelha, peixes, ovo, camarão e ostras todos contém esse nutriente em boas quantidades.
Também é importante saber que o corpo humano não armazena esse mineral por muito tempo. Por isso, ele precisa estar incluído na sua dieta.
Sinais de deficiência
Seu organismo deixa alguns sinais de que há uma deficiência de zinco. Um dos mais comuns é a queda de cabelo. O nutriente é responsável pela sustentação dos fios.
Outro efeito da falta de zinco é a perda de paladar. Se você não tem sentido muito bem o gosto dos alimentos, pode ser que esteja com deficiência de zinco. Ele influencia como você percebe o que vai ingerir. E por isso, a falta de apetite também pode ocorrer.
Se o seu rosto tiver espinhas, fique atento aos seus níveis de zinco. Uma de suas funções é reduzir a oleosidade da pele, além de eliminar bactérias.
Mas aquela que talvez seja a mais importante ação do zinco para a saúde é manter uma boa imunidade. Prova disso é que os suplementos para a imunidade contêm boas doses desse mineral.
Conclusão
Nunca deixe seu corpo pobre em zinco. Como você já deve ter entendido, ele é um dos nutrientes indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. Muitas pessoas têm deficiência dele e nem sabem.
Tendo este cuidado, você terá uma defesa melhor contra todo tipo de câncer, viroses e quaisquer doenças causadas por ameaças externas. Será muito melhor para você, principalmente a longo prazo.