Observando, vemos que as pessoas seguem suas vidas sem pensar em como seus órgãos são afetados pelo que fazem. Até o momento em que o bem-estar começa a ser prejudicado. A primeira reação quase sempre é ir a uma clínica tradicional e obter uma receita de remédio alopático, sem mudar de hábitos. Muitas vezes o resultado é como o chamado efeito dominó.
A alopatia é apenas uma solução imediata. Quem recorre apenas a ela trata sintomas e vê sua saúde cada pior. Quem não percebe é por falta de conhecimento e observação.
Cada vez mais pessoas buscam esse aprendizado. Porém, infelizmente, a falta de conscientização ainda é muito grande na sociedade. A ideia deste texto é trazer mais clareza para este assunto. Ninguém precisa cursar medicina para entender o que a saúde humana requisita. Existem muitas formas de aprender isso. Até mais eficientes. E que não vão te induzir à crença totalmente equivocada de que precisamos de medicamentos.
Por que o nome “integrativa”?
Quando aplicada em conjunto com o uso de produtos naturais, os profissionais e os alimentos corretos, essa nova divisão da área da saúde é mais que o suficiente. Siga suas metodologias e a alopatia nunca te fará dependente.
Gostaria de se aprofundar mais neste tema tão importante? Para você que leu até aqui, deixamos algumas recomendações de leitura (para que você seja seu próprio medico, ou médica):
- Alimentação em favor da imunidade: Em defesa da dieta cetogênica, de Gary Taubes;
- Ligação entre diferentes partes do organismo: O cérebro desconhecido, de Hélion Póvoa;
- Nutrição por trás de tratamento e prevenção de doenças: Enciclopédia da medicina natural, Michael T. Murray.
Existe muito mais bons livros, mas apenas estes já são mais que o suficiente para entender grande parte dos principais fundamentos da medicina integrativa, a verdadeira medicina.
Mas para dar mais detalhes, devemos mencionar como o corpo humano realmente funciona. Os órgãos não adoecem instantaneamente. Suas células, uma de cada vez, vão tendo dificuldades, que vão se espalhando, até que começa a te trazer problemas. Mas o principal é que muitos órgãos estão interligados. Ou integrados.
Por que ela funciona melhor que a “tradicional”?
A assim chamada medicina tradicional é, na verdade, mais recente que a natural. Ou você acha que sempre existiram laboratórios farmacêuticos e exames que dependem de fornecimento de energia elétrica?
No tempo do pai da medicina, Hipócrates, existiam sim profissionais da saúde. Mas eles utilizavam ervas medicinais para ajudar os doentes. Talvez você esteja questionando: mas hoje as pessoas vivem mais. É verdade, mas alguém te explicou o que causou os aumentos de expectativa de vida? Você sabe de verdade ou apenas acha que sabe?
Uma das ideias dessa medicina moderna é a de consumir frutas, vegetais e grãos integrais, evitando as gorduras. Até mesmo margarina chega a ser recomendada. Acredite ou não, diabéticos recebem, quando internados, pão “integral” (com glúten) e geleias artificiais.
Isso não é tudo. Pesquise e confirme: desde que essas “orientações” começaram a ser seguidas os problemas cardíacos se tornaram uma preocupação. Antes, quase não se ouvia falar em pessoas enfartando.
De uma forma geral, não há nenhum motivo para seguir orientações que não pertençam à medicina integrativa. Ela trata de todas as causas de todos os problemas de saúde existentes. E leva em conta as diferenças existentes em cada ser humano. A verdadeira medicina é chamada integrativa justamente por não deixar passar nada. Um dos principais exames é a Biorressonância, que identifica o funcionamento da células de todo o organismo, mostrando causas de qualquer problema de saúde, assintomático ou não.
Como a nutrição afeta as diferentes partes do organismo
Voltando à questão da ligação entre os órgãos: são poucas as pessoas cujos intestinos são saudáveis. O mesmo ocorre com o fígado. Uma consequência é uma reduzida absorção de nutrientes.
A partir das deficiências nutricionais, qualquer outra parte de seu corpo pode adoecer. Por exemplo: uma pessoa com osteoporose descobre que precisa tomar magnésio e vitamina D3. Mas convive também com as duas adversidades mencionadas. Sem aproveitar os suplementos, será mais difícil eliminar os problemas ósseos. Ou seja, indiretamente, a má condição intestinal é uma causa da falta de cálcio nos ossos. Em uma consulta “tradicional”, o paciente jamais receberia um diagnóstico como esse. Apenas uma recomendação de remédio para as dores e o pior: tomar cálcio, sem resolver nada.
Lado emocional e espiritual das doenças
Toda e qualquer doença tem emoções envolvidas. A parte fisiológica não é a única. Por isso, se você não consegue manter uma boa saúde mental, não adianta manter uma boa nutrição e atividade regular de exercícios.
Neville Goddard, um dos maiores estudiosos da mente humana de todos os tempos, em seu livro “O despertar da consciência”, nos ensina que todas as doenças tem origem emocional. Ou seja, quanto mais você mantém crenças e emoções negativas, pior para sua saúde. Uma ótima razão para não se preocupar com ninguém que apenas dificulta sua vida, seja por falta de conhecimento ou devido a maus comportamentos. E cuidado também com a forma como você influencia o ambiente. Acredite ou não, mas há um lado espiritual também: o espaço ao seu redor de certa forma também pode adoecer, prejudicando qualquer pessoa no mesmo ambiente.
Com certeza isso parece ficção. Principalmente para quem nunca parou para refletir sobre essa questão espiritual. Se não acredita, recomendamos que observe o que acontece ao falar com pessoas em diferentes situações. Ao ouvir afirmações pessimistas ou lidar com mau humor de outra pessoa, como sua mente é afetada? E sua saúde mental? Pouquíssimos indivíduos se mantém indiferentes. E compare com momentos mais alegres. Quando uma pessoa próxima a você faz algo que te agrada ou demonstra boas intenções de qualquer forma.
Enfim, quer prevenir doenças? Cuidado com que pensa. E o que faz. Mantendo pensamentos e ideia ruins, estará fazendo mal às próprias células. Converter esse hábito em ações que trazem arrependimento é capaz de iniciar um círculo vicioso, que por sua vez, pode destruir sua vida. Então, tome cuidado com o que pensa. Aí está a explicação para a necessidade de bons momentos de lazer (que despertem pensamentos e sensações agradáveis).
Ninguém consegue ter boa saúde e ser feliz se não aproveitar o tempo livre para cuidar do bem-estar espiritual. Portanto, pare de assistir, seja na televisão ou na internet, todo tipo de programas ou filmes com pouca ou nenhuma contribuição positiva. Evitar más companhias também é fundamental. Se dedique sempre se envolver com coisas e pessoas que lhe tornem mais feliz, e não menos. Isso tem, com toda a certeza, forte influência sobre sua saúde.
Conclusão: a Medicina Integrativa entrega saúde de verdade
Todo e qualquer mal-estar é curável para quem entende como chegar lá. Ao considerar a ligação entre seus hábitos, as diferentes partes do organismo, e o lado emocional, não lhe faltará nada.
Comece pela Biorressonância. Clique aqui e acesse nosso whatsapp (54 81633-077) para agendar sua consulta. Um exame totalmente compatível com a medicina integrativa. Com nossa ajuda, nenhuma doença crônica irá te atingir. Já está com problemas? Te mostramos as causas e como resolver.
Qual sua opinião? Nos conte através dos comentários. Seu feedback é importante para nós.