Pensamentos possuem poder. Para o bem e par mal. Eles podem destruir sua vida. Ou levá-lo a ter tudo aquilo o quer quer. Te deixar mortalmente doente ou com uma saúde invejável. Tudo depende de como cada um vive. Infelizmente, a grande maioria dos seres humanos se ilude, sendo manipulada todos os dias. Mas você pode se conscientizar e aprender a utilizar seus pensamentos a seu favor, para ter muita saúde, bem-estar e qualidade de vida. Vamos falar sobre algumas formas simples de buscar isto no dia a dia.
Desligue a TV (ou se desligue dela)
A não ser que você saiba exatamente o que representa aquilo que está assistindo, corre o risco de estar sob o domínio de quem está do outro lado. Caso as intenções não sejam favoráveis a você, quem sai perdendo?
Quase sempre existem interesses que induzem o espectador ao erro. Quais os hábitos que adquirimos por ouvirmos mentiras em programas televisivos? Alguns exemplos a seguir:
Produtos com flúor para a higiene bucal
As pessoas (no geral) ainda não entenderam: a ideia do flúor como protetor para os dentes não passa de propaganda e não tem comprovação alguma.
O que foi provado a respeito do flúor? Quer entender melhor o que ele representa? Comece estudando a tabela periódica. É simples: veja a posição do átomo em questão. Ele ocupa o lugar que representa a maior reatividade de todas. Na prática significa que é o átomo mais oxidante. Ajuda a cuidar dos dentes? Até hoje não existem provas concretas.
Açúcar deve ser evitado para não engordar
Não, os doces não precisam ser temidos pelo ganho de peso. Sozinhos, dificilmente te deixarão obeso, obesa. A questão do sobrepeso ser tão comum envolve muito mais que isso.
Mas entenda: a primeira impressão é que ao dizer isso, o açúcar está sendo criticado. Entretanto, para quem não se preocupa com o peso, parece não ter nenhum mal em manter o consumo de doces. Aí é que está a armadilha. Não caia nessa pegadinha.
Todo alimento, lanche, produto alimentício muito rico em carboidratos não faz nada bem para você. E ganhar alguns quilos quase sempre é o menor dos problemas. O que mais o vício pelas fontes de amido e pelo sabor adocicado faz com a saúde humana?
Circulação lenta e problemas cardíacos
Um perigo é a interferência no fluxo sanguíneo. A glicose no sangue de uma pessoa saudável não é suficiente para chegar ao problema. Entretanto, se é parte da rotina desse indivíduo o consumo médio de carboidratos, passando de 200 gramas, é garantido que o pâncreas “canse” e a insulina não cause mais o efeito esperado.
O acúmulo de açúcar no sangue torna o sangue mais espesso. Assim, para mantê-lo em movimento, o coração precisa fazer mais força, aumentando a pressão. Vale a pena comer tanto amido? E aquela sobremesa tão viciante? O futuro não será assim tão agradável para qualquer pessoa que não tiver moderação. A má notícia: poucas sabem disso ou se importam o suficiente.
Perda gradativa das funções cognitivas
Não costumamos prestar atenção, mas sim, há sinais precoces do desenvolvimento de doenças do sistema nervoso. Preste atenção. Quando os esquecimentos se tornam recorrentes. Os famosos “brancos” acontecem muito. Ou fica difícil manter um bom humor. Se estiver acontecendo, é hora de agir. Mude aos poucos o que coloca no prato. Entenda como a alimentação pode fazer o oposto e proteger seus neurônios. Mude o quanto antes. Não deixe que vícios alimentares destruam sua qualidade de vida.
Dores Incessantes
É muito frustrante, mas é bastante comum. Milhões de brasileiros estão sempre tendo suas vidas sendo complicadas por dores insistentes e por praticamente todo o corpo: a fibromialgia. Não deixa de ser mais outro resultado do que acontece nos vasos sanguíneos se suas refeições são compostas por arroz, feijão, massas, batata inglesa, sucos e doces. Mais um motivo para resistir às tentações.
Se estiver com preguiça mental e não conseguir alterar esses hábitos, entenda:
PARE com a procrastinação (não, não ficar tudo bem)
É absurdo, mas bilhões de indivíduos no mundo todo insistem em pensar, enganando a eles próprios, na mania de deixar assuntos urgentes para depois. Vamos falar brevemente de certos cuidados negligenciados e você pode ir refletindo se tudo bem ignorar.
Exames
Alguns exames todos deveríamos fazer de vez em quando. Você faz? Ou está sempre adiando? Não estamos falando de procedimentos invasivos ou consumo de medicamentos (resultado de diagnósticos na medicina alopática). E sim sobre avaliar se seu corpo está bem ou não. Se estão sendo criadas doenças a partir de seus hábitos. A forma de conseguir todos os laudos em um único exame não invasivo você encontra aqui.
Nutrição
Com os resultados em mãos dos exames, é o momento de corrigir a alimentação e utilizar suplementos (naturais) conforme suas necessidades. Não esperar que suas deficiências nutricionais continuem. As pessoas tendem a fazer de conta que não é problema. Depois se arrependem.
Saúde mental não importa?
Viver com muita insatisfação sem buscar aliviar as tensões do dia a dia é mais outro grave erro muito recorrente na sociedade. Todas (ou quase todas) as doenças começam na mente. O que acontece se alguém vive sempre rodeado de preocupações e nunca busca se acalmar sem intoxicar o organismo com calmantes e remédios para dormir? Não quer ter sua saúde completamente destruída? Não percorra, jamais, este caminho. Está nervoso (a)? Busque formas relevantes de se acalmar.
Como Utilizar a Força dos Pensamentos para Superar
Tudo isso pode parecer difícil de superar, mas não. Existem exercícios e atividades que, aos poucos, vão mudando sua forma de pensar. E assim, aprendemos a nos preocuparmos com aquilo que importa. Deixando de sermos manipulados, enganados e continuar em ciclo que só termina quando é tarde demais.
Uma das primeiras coisas a fazer é simplesmente esquecer os problemas enquanto não estiver resolvendo. Acalme-se. Utilize seu tempo livre para fazer o que gosta e se distrair. Pense no que precisa resolver não para se preocupar à toa, e sim para melhorar a situação, esquecendo o passado. Gostaria de acelerar o processo? Clique aqui.
Outra medida fundamental: desconecte-se de pessoas negativas
Não importa se é parente seu, o apresentador do telejornal ou um vizinho que só fala de doenças ou do clima. Cada vez que você ouve, e dá atenção, a alguém que só fala coisas que não te ajudam em nada, você está perdendo tempo, felicidade e até saúde.
Se adapte. Comece a adaptar sua vida conforme o que você mesmo gosta. Fazendo o que te faz bem. Cuide para que se passe na sua mente ideia e pensamentos que contribuem positivamente e as coisas ruins vão acontecer cada vez menos. Inclusiva doenças (agudas ou crônicas). Acredite: você irá viver mais e melhor. Para comprovar, temos praticamente todos os dados estatísticos sobre as doenças. No Brasil, no mundo, ou em qualquer país que você imaginar.
É preciso esforço mental e determinação. Sua motivação tornará tudo mais fácil. É só pensar no que é mais fácil: ficar terrivelmente doente ou fazer alguns sacrifícios, que logo deixarão de ser tão difíceis. O ser humano consegue se adaptar. Você certamente é capaz de chegar lá.