Higiene Bucal: Para Você, é uma Solução ou um Problema?

Todos escovamos os dentes todos os dias. Sempre com pastas de dente que aparentam ser de alta qualidade, certo? Será que você não está sendo levado a cometer erros ao escolher seus produtos de higiene pessoal baseado apenas em propaganda e nas embalagens? Hoje deixamos um alerta para que o leitor observe mais do que apenas uma embalagem, e perceba se os efeitos são realmente os prometidos, e se há algo mais, que não está sendo dito pelas autoridades da odontologia. Vamos estudar este assunto tão importante para nossa saúde (e para nosso bolso)?

Cremes dentais: como eles agem realmente?

Poucos são os indivíduos que fazem algo mais que simplesmente entender que a escovação é importante e que deve ser feita com uma pasta de dente. Sem ter a menor noção do que está utilizando. Se você não conhece os resultados dos seus hábitos, aí sim, os problemas que irão surgir parecerão pura falta de sorte. Mas pense: alguma vez você procurou entender por que certas marcas são mais recomendadas? Será que não há outras razões, as quais os envolvidos não nos dizem para proteger suas reputações e manter as vendas?

O mercado dos produtos para higiene pessoal sempre foi, como de outros produtos de uso diário, movido pelo marketing, cujo único propósito (quase sempre) é meramente aumentar os lucros. Mesmo que o consumidor saia perdendo. Faça este questionamento, pois é a SUA saúde que está em jogo. Vamos entrar em maiores detalhes a seguir.

Flúor e a oxidação do organismo

Nunca houve prova concreta da suposta vantagem do flúor sobre a saúde dos dentes. Por outro lado, quimicamente falando, ele é extremamente prejudicial para a saúde humana. Como o flúor é um forte agente oxidante, ele “rouba” os elétrons das células, o chamado estresse oxidativo. Veja a seguir algumas das consequências.

Perda de memória repentina

Sim, é um tema bastante polêmico. Talvez você ache isso normal, mas por que? Talvez por ter convivido com os assim chamados “brancos” desde sempre. Entretanto, nada disso significa ser algo normal. Você sabe o que acontece quando os neurônios perdem energia? Perda de conexões neurais levam ao que? Será que não é a ação do flúor, que drena a energia do ambiente em que se encontra?

Então, cuidado! Nunca foi nem será normal esquecer de acontecimentos muito recentes de forma inesperada. A perda de memória de curto prazo, para quem está atento(a) é um sinal de alerta, um aviso de que algo está errado. O Mal de Alzheimer, por exemplo, começa de forma sutil. Quanto mais radicais livres (moléculas que sofreram oxidação) mais propensão à doenças degenerativas, dor crônica, câncer, e muitos outros sérios problemas. Pare de consumir produtos com flúor!

Fluorose

Comprovação de ação protetora para os nossos dentes, não há. Por outro lado, temos a fluorose. Muitos pais se preocupam em ajudar os filhos a cuidarem dos dentes, mas são iludidos pela promessa do flúor, e existem casos em que nos próprios dentes o efeito é o oposto. Mas o que seria a fluorose?

Basicamente, o acúmulo dos íons de flúor enfraquece os dentes devido à reação com os minerais que tornam a estrutura resistente, desfazendo o esmalte dentário. Fique alerta! Proteja a você e sua família! Se está acreditando de forma cega em publicidade você está correndo riscos e, ao mesmo tempo, expondo aqueles que deveria proteger. Para perceber logo no início, se atente ao surgimento de manchas. Quer garantir que os dentes continuarão firmes e fortes? Pare de consumir flúor! E saiba que o mesmo efeito pode ocorrer nos ossos.

Mutação gênica

O flúor atrai elétrons. Você já deve ter ouvido falar em radicais livres. Mas sabe o que eles são? Quando uma molécula perde elétrons é que se surge um radical livre. Altamente reativas, essas substâncias vão alterando a estrutura de nossas células, modificando, inclusive, o DNA celular.

Ao entender o básico da química, você percebe que é justamente este processo que o flúor tende a provocar, com intensidade. Ou seja, se você está sempre o utilizando, seja ao tomar água ou praticar a higiene bucal, seu corpo está envelhecendo, tendo os genes alterados e, consequentemente, adoecendo.

Ingredientes Artificiais: Amigos ou Inimigos da Saúde Bucal?

Ao observar as embalagens reluzentes de cremes dentais e enxaguatórios bucais nas prateleiras, somos muitas vezes cativados por promessas de sorrisos mais brancos e hálitos frescos. No entanto, o que raramente é discutido são os ingredientes artificiais que constituem esses produtos aparentemente milagrosos. É chegado o momento de levantar a tampa da verdade e questionar: esses ingredientes são amigos ou inimigos da nossa saúde bucal? Como podemos identificar?

Atrações Enganosas

Muitos desses produtos comerciais estão repletos de ingredientes artificiais, desde corantes até adoçantes e conservantes. A sedução visual das embalagens frequentemente encobre o que realmente importa: a composição química desses produtos.

Estudo das Embalagens

Incentivamos ao leitor a tornar-se um verdadeiro detetive dos rótulos. Estude as embalagens, desvende os códigos dos ingredientes e faça perguntas, se achar necessário. O que realmente está sendo aplicado em nossos dentes e gengivas diariamente?

O que Importa é o que Está Dentro

Mais do que apenas atraentes embalagens e promessas sedutoras, o que importa é o que compõe desses produtos. A verdadeira saúde bucal não pode ser alcançada com base nas aparências do marketing e de resultados imediatos, mas sim em escolhas conscientes.

Fazendo Escolhas para Nós Mesmos

É imperativo reconhecer que a responsabilidade pela nossa saúde bucal está nas nossas mãos. Devemos entender que a saúde bucal vai muito além da estética.

Empresas VS Bem-Estar Pessoal

A indústria pode se beneficiar de nossa saúde precária, mas cabe a cada um resistir à narrativa de que os cremes dentais mais indicados são a melhor opção. Optar por ingredientes naturais e menos processados é uma escolha para você ter uma vida melhor.

Ao estudarmos as embalagens, compreendendo a verdade sobre os ingredientes artificiais e fazendo escolhas que priorizam nosso bem-estar pessoal, reivindicamos o controle sobre nossa saúde bucal. Assim nos tornamos pessoas conscientes fazendo escolhas que impactam diretamente nossa qualidade de vida. A saúde bucal é um investimento valioso, e você merece escolher conscientemente o caminho que a promova realmente.

Como vai sua alimentação? Talvez ela também esteja enfraquecendo seus dentes

Provavelmente você nunca parou para pensar, mas o que você come leva a reações químicas antes mesmo de ser engolido. E o modo de se alimentar da maior parte da população (mundial) leva a reações corrosivas. Maus hábitos muito comuns acidificam sua boca, enfraquecendo a estrutura dentária.

Do açúcar, com certeza você já deve ter ouvido falar. Porém, não acredite que são apenas doces que estão envolvidos. De modo geral, os carboidratos reduzem o pH do ambiente onde estão inseridos. Então, no padrão alimentar atual, será que nossos dentes estão seguros? Sugestão: pare de consumir tanto amido, açúcar (de qualquer tipo) e, inclusive, frutose (sim, as frutas trazem certo risco).

Mas então, como minha dieta pode proteger melhor os dentes?

Perca aquela mania de esperar pela sede para se hidratar. Falta de água leva também à acidificação do organismo. Então, beba sempre bastante água. Sem flúor (e cloro), evidentemente.

E quanto aos minerais? Com exceção para o sal refinado, não retire o tempero da sua comida. Dê preferência ao sal rosa, que não é retirado do mar. Mas pensando em manter os dentes saudáveis, mantenha-os alcalinos e abastecidos com os minerais que eles precisam. Não, o cálcio não é o único. Já vale citar o magnésio, além das vitaminas D3 e K2. O próprio cálcio, para ser aproveitado, deve estar acompanhado destes outros nutrientes. Lembre-se disso. Especialmente quando pensar em beber leite (um grande erro) ou suplementar cálcio puro. Na melhor hipótese, será descartado pelo corpo. Existe também o risco de ocorrer acúmulo nas artérias (calcificação). Não permita que isso aconteça.

E quanto às recomendações, seja de profissionais da área, através de propagando ou por outras pessoas, você sabe diferenciar quais são para te ajudar e quais são apenas objetivam aumentar os lucros da marca envolvida?

Os cuidados que tenho com meus dentes, são bons para mim?

Se preza pela sua saúde, entenda de uma vez por todas que aquelas pastas de dente repletas de conservantes, flúor, corantes e outras substâncias artificiais não te fazem bem. Seus dentes não estarão realmente protegidos, suas células estarão sendo gradualmente intoxicadas, e no fim será tudo muito mais caro e difícil.

Se você vai ao dentista, ele pode fazer recomendações, porém, a responsabilidade por seu próprio bem-estar é sua. Investindo um pouco mais em sua higiene bucal e tendo uma alimentação mais apropriada, dificilmente você irá precisar colocar implantes no futuro. Aja no presente e evite muito sofrimento (e gastos) que afetam muita gente que não toma estes cuidados.

Felizmente, vemos pessoas mais preocupadas em nos ajudar, que nos oferecem produtos de qualidade comprovada cientificamente, não tentando nos induzir ao erro. Quer evitar todos os danos do flúor, de corantes e conservantes cancerígenos? Utilize pastas de dente naturais e cuide de sua nutrição. Na Jan Rosê, tudo o que você precisa faz parte do catálogo. Saiba mais. Assuma a responsabilidade e seu futuro será de muita saúde e qualidade de vida. Invista em bem-estar, ao invés de gastar com remédios enquanto sofre as consequências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Dúvidas?