O flúor é parte da vida da população em geral. Ele é adicionado na água durante sua suposta purificação, em quase todas as pastas de dente e está presente em vários tipos de bebidas e alimentos.
Se você já estudou a tabela periódica tente lembrar qual a posição do flúor.
Ele aparece na primeira coluna dos halogênios. O que isso significa?
Que se trata de um átomo extremamente reativo. Quando entra no seu organismo, ocorrem certas reações químicas.
Veja a seguir alguns dos fatores que mostram como o flúor pode ser tóxico.
Água fluoretada
Jamais consuma água direto da torneira. A não ser que sua casa receba água de um poço artesiano ou REALMENTE não tenha nenhuma opção.
A adição do flúor à água na Dinamarca, Alemanha, Áustria e outros países. E isso não é nenhuma coincidência.
Um estudo clínico conduzido na Índia mostrou que o uso contínuo de água com flúor compromete a saúde óssea em crianças. Foi observado que essa substância causou fluorose dentária e também no esqueleto dos casos analisados. Ao final do trabalho, os pesquisadores chegaram a requisitar ao governo do local que disponibilizasse uma água melhor para os habitantes beberem.
Chás
Sabia que muitos chás vendidos por aí são contaminados por flúor? Pesquisadores identificaram que eles são preparados com água de torneira. Mesmo que a água seja removida, parte desse veneno fica no produto.
Por isso, até mesmo um chá deve ser escolhido com cuidado. O ideal seria evitar aqueles preparados para infusão. E não utilize água da torneira para fazer qualquer chá que for tomar.
Possíveis Problemas de Saúde
Para você entender melhor o quanto o flúor pode te prejudicar, vamos falar de algumas disfunções que ele pode causar.
O flúor interfere na produção de diversos hormônios. A substância se acumula na glândula pineal, responsável pela produção de melatonina. Por isso pode haver perda da qualidade do sono.
Muito se fala em perda de memória devido à interação do flúor com os neurônios. E isso é muito mais que um boato. Confira uma tese sobre a ação do flúor no sistema nervoso e muitos outros efeitos adversos no organismo.
Como evitar a intoxicação
A conclusão é que não se deve consumir qualquer água e escovar os dentes com pastas de dente sem flúor ou buscar outras opções.
O melhor que você pode fazer pela qualidade da água que bebe, é utilizar uma jarra alcalinizadora. Além de purificar, elas deixam o líquido o PH ideal para consumo.
Quando à saúde bucal, existe uma utilidade do óleo essencial de hortelã-pimenta que talvez você não conheça. Ele pode ser útil na escovação, e não contém nenhuma substância tóxica em sua composição. Se tiver interesse, você pode adquiri-lo aqui.
Você utiliza pasta de dente com flúor? Ou já buscou uma alternativa? Diga nos comentários