Com o estilo de vida que adotamos no século XXI é praticamente inevitável que ocasionalmente nos sintamos estressados. O único jeito de evitar isso seria viver afastado da civilização. O estresse, inclusive, é considerado uma defesa natural do organismo diante de situações de perigo.
Porém, em muitos casos, essa situação foge do controle. A rotina de trabalho, para muitas pessoas é frustrante, e com o tempo essa insatisfação se torna um problema constante.
Entendendo o estresse
O estresse é uma reação natural do corpo e nem sempre é ruim. Quando controlado, ele nos ajuda a manter a concentração em algo importante. Por isso, o estresse moderado pode levar a um aumento de produtividade no trabalho e na execução de outras tarefas.
Quando sentimos estresse, nosso organismo libera adrenalina, cortisol e noradrenalina. A função desses hormônios é preparar o indivíduo para uma reação física, que pode ser necessária.
Tudo isso se torna um problema quanto o estresse está sempre presente, por períodos prolongados. Alguém que pensa demais nos seus problemas passa o tempo todo preocupado e, ao fazer isso, vive estressado.
O que acontece é que uma rotina de trabalho, em muitos casos, provoca cargas de estresse muito grandes, e, quanto menos tempo livre uma pessoa tem, maior a chance de isso acontecer.
E é muito importante para a saúde parar de se preocupar tanto, pois o estresse é cumulativo. Ou seja, quanto mais nos preocupamos, mais nervosos ficamos, e nossas ações são afetadas por esse nervosismo. E isso pode gerar mais experiências negativas, se tornando um ciclo.
Para interromper isso, é necessário tomar consciência do problema, antes de ter a saúde prejudicada, afinal, quem viver irritado cedo ou tarde acaba adoecendo
Doenças
De certa forma, o estresse está relacionado com todos os tipos de doenças, pois um de seus efeitos, quando é muito frequente, é baixar a imunidade. Portanto, alguém que vive estressado acaba tendo uma tendência maior de adoecer se comparado a um indivíduo mais calmo.
Muitos médicos dizem que o cortisol, quando atinge um nível elevado, tende a aumentar a resistência à insulina. Como a insulina é responsável por controlar os níveis de glicose no sangue, essa resistência pode resultar em diabetes tipo 2.
Outra consequência do estresse crônico envolve o cérebro. Uma pessoa que está estressada mantém pensamentos desagradáveis constantes, e isso, se não for tratado, é capaz de resultar em dificuldades de se concentrar, insônia, dores de cabeça, entre outros.
O estresse afeta também vários outros órgãos do corpo humano. Dependendo da intensidade do nervosismo de um indivíduo estressado, ele pode ter problemas de digestão, de coração, e, em casos mais extremos, morte súbita.
Com isso, entendemos como manter-se estressado o tempo todo pode ser ruim para a saúde e o bem-estar de alguém. Por isso, iremos listar algumas dicas para você mudar essa situação, se for o seu caso:
Dica #1 – Tenha momentos de lazer
Uma forma de aliviar o estresse é aproveitar o tempo livre para se distrair, fazendo coisas que atraiam apenas pensamentos negativos e o faça esquecer por algumas horas aquilo que o preocupa.
Às vezes, para resolver um problema, a melhor estratégia é descansar a mente de alguma forma. Pensar em como resolver um problema descansado não só torna mais fácil encontrar uma solução como também é, geralmente, muito menos estressante.
Então, por mais ocupado que você seja, é fundamental tirar algum tempo para fazer algo que realmente gosta de fazer. Isso quase sempre alivia as tensões resultantes da rotina.
Além disso, para todo mundo existe um limite de produtividade. Em algum momento, a produtividade começa a cair enquanto o estresse e a irritabilidade só aumentam.
Dica #2- Pratique exercícios físicos regularmente
Praticar exercícios físicos é ótimo para aliviar o estresse. Durante a atividade, ocorre a liberação de hormônios que melhoram o humor e atuam como analgésicos (aliviam dores e o estresse).
Saiba, ainda, que se exercitar também combate a insônia, e uma pessoa que não tem um sono de qualidade, já começa o dia cansada e trabalhar cansado acaba aumentando os níveis de estresse. Então, exercícios físicos regulares ajuda muito a combater o estresse crônico.
Dica #3 – Procure acalmar sua mente
Quando precisamos lidar com situações desagradáveis o tempo todo, concentramos os pensamentos em coisas negativas praticamente o tempo todo. Uma forma de tratar o estresse por conta própria é aprender a se acalmar. Se você faz como a maioria dos brasileiros, e costuma acompanhar as notícias, faça o melhor para se livrar desse hábito. Hoje em dia, a maioria das notícias que vemos na televisão são muito ruins.
Se manter atualizado com acontecimentos desagradáveis e que não tem absolutamente nada a ver com a sua vida apenas vão te deixar mais preocupado e provavelmente reduzir sua qualidade de vida. Então, se for assistir algo na tv, algo positivo, que traga algum conhecimento útil para você ou então que sirva para se distrair.
Uma técnica muito eficiente para acalmar a mente e desacelerar os pensamentos é a da meditação guiada. Mas não se trata de se sentar no chão enquanto tenta se concentrar em alguma coisa, como as pessoas tendem a pensar.
O procedimento correto é ouvir um som calmo (pode ser uma música) enquanto se ouve também afirmações positivas. Se for de sua preferência, escutar apenas uma música suave pode ser o suficiente se o objetivo for gerenciar o estresse.
Dica #4- Seguir uma dieta low carb
Altas concentrações de açúcar no sangue resultam em cansaço, e passar o dia cansado certamente não ajuda a controlar o estresse. Os carboidratos que você ingere são totalmente convertidos em glicose. Portanto, uma dieta low carb pode ajudá-lo a ser uma pessoa mais tranquila.
O importante é sempre verificar as embalagens para ter certeza de que se trata de um alimento com baixa concentração de carboidratos. Procure substituir a farinha de trigo por outras mais saudáveis, como a farinha de amêndoas, por exemplo. Apenas confira se a farinha realmente é aquela que diz na embalagem, pois muitas vezes o que é vendido é uma mistura de várias farinhas com muitos carboidratos.
Dica #5 – Perca o vício nas mídias sociais
Assim como as notícias, passar muito tempo nas redes sociais geralmente não lhe ajudam em nada. Esse pode ser um hábito agradável, mas quando se torna um vício, ele só vai te deixar ainda mais estressado.
Para uma boa saúde mental, o ideal é sempre procurar a companhia de pessoas cuja companhia é no mínimo agradável, e na internet há milhões de pessoas que não atendem a esse requisito.
Conclusão
Nos dias de hoje, não há como nunca sentir estresse. Com a rotina agitada que a grande maioria das pessoas vivem, sempre haverá momentos de grande frustração. O que não podemos permitir para nos mantermos saudáveis é que isso acabe com nossa paz de espírito.
Como foi visto, para reverter uma situação de preocupação constante e crescente com os problemas pessoais compromete a saúde de quem não a mantém sob controle. No entanto, isso é totalmente tratável, mesmo sem tomar qualquer remédio, basta querer mudar e realizar atividades que acalmem a mente, não passar todo o tempo fazendo tarefas importantes.
No longo prazo, ser alguém mais calmo, que não vive focado apenas nas obrigações, faz toda a diferença com relação à saúde e o bem-estar de uma pessoa. Cuidar mais da sua mente pode resultar em uma imunidade mais alta e uma vida muito mais saudável.
Este artigo é apenas informativo. Para saber como resolver qualquer problema de saúde, sempre procure seu médico, nutricionista ou terapeuta nutricional.
Veja também: Conheça a Biorressonância: Avaliação Completa do Organismo Em Apenas um Exame