Quem quer emagrecer de forma rápida e que realmente funciona, com certeza precisa mudar os hábitos alimentares. Como todo mundo sabe, praticar atividade física regularmente é algo muito importante para a saúde. Também ajuda a emagrecer, mas não é realmente necessário se este é o seu objetivo.
A seguir vamos falar sobre o que você precisa saber para conseguir atingir suas metas de perda de peso.
Determinação
Uma das coisas mais importantes para qualquer mudança de hábito, inclusive para emagrecer, é a determinação. Aquela pessoa que começa uma dieta para emagrecer ou começa a ir à academia e logo desiste provavelmente nunca vai realmente mudar de aparência ou ter uma saúde melhor.
Você provavelmente precisará também de força de vontade e parar de comer alguns alimentos que te mantém no peso atual e evitar aquele hábito de fazer lanches ao longo do dia.
Deixe para fazer refeições rápidas apenas se estiver realmente com fome (sem exagerar, é claro).
Outro detalhe importante, é que não adianta recorrer aos remédios, de farmácia ou não, para emagrecer e continuar se alimentando mal.
Apetite
É fundamental controlar o apetite, e saber diferenciá-lo da fome. Muitas vezes parece que precisamos comer alguma coisa e na verdade é apenas o apetite em ação. Quando ele não é controlado, leva a pessoa a comer mais do que o necessário, levando ao ganho de peso.
Portanto, o controle do apetite, mesmo fazendo se exercitando regularmente, é muito útil, não apenas para reduzir as medidas, mas também para ter um organismo saudável.
Para controlar o apetite, existem inúmeros alimentos que te ajudam. Veja a seguir como se ter uma dieta favorável ao emagrecimento.
Dieta
A dieta é considerada a parte mais importante do processo do emagrecimento saudável e também pode ser a mais difícil. Normalmente, é necessário mudar fortemente os nossos hábitos alimentares para atingir os objetivos de perda de peso de modo eficaz e rápido.
A pirâmide alimentar acima, utilizada inclusive nas escolas, possui muitos equívocos. Ela leva a crer que devemos consumir muito açúcar (frutose e amido se convertem em glicose). Mas se alimentar dessa forma é um grande risco: muitas doenças crônicas que podem ser fatais surgem pelo exagero nos carboidratos.
Isso pode parecer estranho, mas uma dieta à base de gordura e muito baixa em carboidratos é o ideal para emagrecer rápido. É o que dizem muitos médicos especialistas em nutrição.
Somos ensinados que carboidrato é energia e que gordura faz mal, engorda e aumenta o colesterol, mas isso não é totalmente verdade. Existem gorduras ruins, mas grande parte das gorduras naturais são boas, como a gordura do ovo, por exemplo. Apesar do que se acredita, a gordura das carnes não fazem mal, e só engordam se consumidas em excesso.
Outra crença bastante comum que suco de laranja é uma bebida saudável e ajuda a emagrecer. Porém, a composição nutricional do suco de laranja indica o contrário. Um copo de suco natural de laranja contém, aproximadamente, 110 kcal (110.000 calorias) e 25 gramas de carboidrato.
Como os carboidratos são totalmente convertidos em açúcar durante a digestão, tomar um copo de suco de laranja natural equivale a comer 3 colheres de sopa de açúcar refinado puro.
Além disso, muitos médicos e nutricionistas afirmam que para emagrecer, é preciso controlar a ingestão de carboidratos, e 25 g é uma grande quantidade para apenas 200ml da bebida. Basta comparar com alimentos low carb para chegar a essa conclusão.
Existe a possibilidade de emagrecer comendo as mesmas coisas de sempre: pão, pizza, pastel, bolos etc. Entretanto, é preciso aprender as receitas desses pratos e fazer em casa utilizando alguma farinha low carb para substituir a farinha de trigo.
Mas saiba que as farinhas de linhaça, de coco, de amêndoas, de banana, de amendoim, e qualquer outra farinha vendida em lojas de produtos naturais quase sempre vem misturadas com trigo e soja. Para determinar isso, sempre fique de olho na composição nutricional e nos ingredientes de qualquer alimento que for comprar.
Sono
Os especialistas dizem que dormir pouco ou um sono de má qualidade engordam. Portanto, para emagrecer, é importante dormir bem. Também procure evitar os remédios para dormir, pois eles geralmente viciam e exigem doses cada vez maiores, assim agravando o problema de insônia a longo prazo.
Mas não se preocupe: existem suplementos saudáveis que ajudam a melhorar o seu descanso, como o triptofano, por exemplo.
Para mais informações sobre este tema, leia o nosso artigo em que falamos sobre algumas causas da insônia.
Conclusão
Definitivamente não é fácil, mas com a mente aberta a mudanças e muita disciplina, é possível sim emagrecer e muito, mesmo sem frequentar uma academia. O importante é não desistir no meio do caminho e saber controlar o apetite.
Para acelerar o processo, alguns suplementos podem lhe ajudar, como a spirulina, o picolinato de cromo e a chlorella. Estudos indicam que todos eles ajudam a emagrecer, seja por dar uma sensação de saciedade ou por inibir o apetite (cromo).
Algo que te ajuda muito a avaliar sua alimentação e descobrir a origem de qualquer problema de saúde é o exame de biorressonância. Com mais de 49 laudos, ele mostra o que você deve mudar para emagrecer com saúde.
Enfim, sabemos que é difícil, mas para bater nossas metas, sempre vamos precisar de força de vontade e persistência, o que também se aplica a metas de emagrecimento. E é bem possível, sim, emagrecer e muito mesmo sem se exercitar, mas isso acelera o processo, além de ser muito importante para sua saúde.
Veja também: Conheça a Biorressonância: Avaliação Completa do Organismo Em Apenas um Exame