Se basear nas aparências levam o ser humano a aumentar os problemas, e eles começam a aparentar serem maiores do que realmente são. Se para você a vida tem sido difícil é preciso mudar sua percepção. Este é um dos primeiros passos para começar a se afastar de tudo o que é indesejável. Como assim?
Você conhece pessoas produtivas e eficientes em tudo o que fazem? Que parecem ter mais tempo para fazer as coisas? Elas são mais otimistas. Enxergam o objetivo. Não o que está faltando. É dessa forma que você deve pensar se a situação atual não é satisfatória. Vamos entender melhor, e aprender a sermos mais felizes? Leia e entenda por que esquecer o que te incomoda para tornar cada dia mais fácil, alegre, e produtivo.
Aumentar o poder de concentração
Qualquer tarefa que seja fica mais fácil quando toda a atenção da pessoa está no que ela deve fazer. Pense que é difícil e sua eficiência e produtividade automaticamente começa a decair. Deixar por isso mesmo vai apenas piorando tudo.
Acumulando problemas, como você poderá ser feliz? Manter uma boa saúde mental? Seus hábitos sob controle? E, portanto, seu bem-estar? Sim, precisamos parar de pensar no que nos prejudica e dar total atenção ao que interessa.
Acredite: isso é muito importante. E por isso te convidamos a pensar no que acontece com alguém que todo dia chega exausto, exausta, senta no sofá e assiste ao noticiário para se manter “atualizado(a)”. É inegável que sua atenção vai se distanciando das coisas que você quer e traz à sua atenção os problemas da sociedade e fazem parecer que o mundo está perdido.
Mantenha seu cérebro nutrido. Pare de se distrair com atividades e pensamentos que em nada te ajudam. Não é apenas os resultados externos que serão prejudicados, mas sua saúde também. Ou você acha que se estressar demais não irá trazer sérias consequências? Mudar agora é o melhor, se não é sua intenção permitir que isso te deixe doente, nem dificulte a concretização de objetivos pessoais.
Apreciar o que possui
Aquela sensação de que nada é o suficiente, de querer sempre mais vem do descontentamento, é claro. Como pessoas que compram um carro novo para terem mais felicidade. Ou mudam de casa, de trabalho, ou ainda, se divorciam. Quando a motivação para fazer essas coisas é a esperança de melhorar a saúde mental ou emocional raramente os resultados são satisfatórios. Se a pessoa é ingrata em relação a aquilo que tem, não funciona.
Antes de buscar mais, é muito importante apreciar sua vida atual. Não significa se acomodar, mas saber aproveitar os bens que já estão presentes, sejam materiais ou não. Hábitos destrutivos resultam do descontentamento constante.
E se você faz como tantos hoje em dia e vê uma refeição como uma forma de aliviar as emoções e perde o controle, as consequências servem apenas para gerar mais infelicidade. Se é adquirir um novo carro, ou qualquer compra por impulso, é a saúde financeira que sairá perdendo. Não sei logo em seguida criar mais preocupação, mais estresse. Melhor para nosso bem-estar se soubermos viver bem com as posses já adquiridas, e pensar em novas no momento certo. Não esperando que venham até nós, mas melhorando nossas condições vivendo no presente e pensando no presente. Você nunca será feliz sem apreciar coisas que já tem.
Dar valor a quem está presente
Hoje, no ano de 2023, já estamos tão acostumados que nem percebemos tão facilmente como a vida mudou desde a popularização das redes sociais. Problema que começou com o surgimento da internet, se intensificou com o passar dos anos, principalmente a partir da invenção dos smartphones. Você é uma das pessoas que se viciaram nos aparelhos e em suas muitas funções?
A verdade é que não faz nada bem ao bem-estar de uma pessoa passar horas por dia olhando as redes sociais. Principalmente pelo celular. E o padrão se tornou esquecer tudo e todos ao redor, inclusive a própria família. Imagine nos fins de semana, nas refeições, passeios, viagens, o que for. O que acontece? Situações que poderiam nos servir para esquecermos os problemas do dia a dia acabam passando em branco ou pior: trazendo mais preocupações.
O indivíduo que esquece de tudo por um hábito como esse esquece da própria saúde, não recarrega as energias emocional e mentalmente falando, além de se afastar de que está por perto. Vale a pena deixar os problemas se acumular, se tornar sedentário e tornar a vida cada vez mais frustrante apenas para olhar postagens sem valor algum? Nos referimos, é claro, ao uso não profissional dessas tecnologias. Quando se torna um vício. Manter o hábito sob controle não é o problema.
Resolver problemas
Não se resolve um problema com lamentações. Energia e tempo perdidos pensando em situações indesejadas não as irão resolver. Pelo contrário, acaba agravado as mesma. Quando você consegue esquecer um pouco as dificuldades agir ir resolvendo cada uma delas, sem permitir que as acumulem.
As pessoas acabam tendo tantos problemas em grande parte por não refletirem sobre a origem deles. Pelo contrário, se concentram em torná-los ainda piores. Certas dificuldades são inevitáveis. Elas vão surgindo. A questão é: você deixa elas se acumularem?
Estagnação financeira, problemas familiares, conflitos no trabalho, doenças crônicas são coisas que ninguém quer, mas vão se acumulando quando as causas não são eliminadas.
E aquelas relacionadas à perda de um bem de valor incalculável e indispensável para ter sucesso nas demais áreas da vida (sua saúde) é aquele que nós visamos te ajudar a manter (ou restaurar). Com esse propósito, sempre sugerimos este método, provavelmente o melhor que você irá encontra hoje. Talvez em toda a sua vida. Não adianta procurar em clínicas e hospitais, que são mais eficientes apenas em situações de curto prazo. Conte com nossa contribuição. Seu bem-estar é nossa prioridade. Resolva seus problemas conforme eles surgem e terá cada vez mais motivos para ser otimista, o que nos leva a mais um ponto de reflexão.
Para concretizar seus objetivos
De um modo geral, pensar (e sentir) positivo atrai mais motivos para isso. Um ótimo exemplo é como ter medo de ficar doente baixa a imunidade de uma pessoa. A preocupação afeta todo o organismo, o tornando mais vulnerável a ataques externos, alterações no DNA das células, problemas hormonais e até dor física. Não apenas o bem-estar, mas todos os aspectos de nossas vidas dependem do nosso modo de pensar nas dificuldades.
A área de saúde talvez deva ser a primeira, uma vez que afeta todas as outras. Quem quer ter uma alimentação saudável, mas acha que é muito caro, difícil, ou que não precisa com o tempo irá gastar mais (com remédios), ter cada vez mais dificuldade, e necessidade, de dar atenção às refeições.
Enfim, o medo de fazer o que é preciso mantém o indivíduo “preso” à causa de determinada situação, e assim ela é mantida, e acaba, inclusive, sendo agravada. Preste atenção e não haverá dúvida de que é assim que acontece.
Abrindo mão de pensamentos e emoções negativas, sua energia será melhor direcionada. E quanto mais você praticar, mais fácil será concretizar aquilo em que está focado(a).
Ganho de autoestima
Esquecendo o que você quer e não tem, queria ter feito e não fez, você “abre espaço” para pensamentos mais voltados ao que já possui. Percebendo que não é incapaz, a forma como você se enxerga, sua autoestima, sai ganhando. Quem não quer fazer isso sem depender de nada nem ninguém?
Treine a si para criar a própria autoestima. Jamais dependa de doces, bebidas alcóolicas ou produtos químicos. Você verá que depende, mais que aparenta, de seus pensamentos e crenças.
Conclusão
O momento de ser mais otimista e deixar de lado os aspectos negativos de sua vida é agora. As coisas não melhoram para quem enxerga problemas em todo lugar, pois sem perceber uma oportunidade, como ela poderia se tornar uma possibilidade?
Seja para viver mais com muita saúde, realizar sonhos, encontrar as pessoas certas, esquecer o passado, e tudo o que você puder imaginar para melhorar sua vida: começa a se materializar quando se torna o foco. Concentre suas energias em seus objetivos, nunca o contrário, e eles começam a se aproximar da realidade. Quanto antes você realmente ter pensamentos mais positivos mais rápido isso irá acontecer.
Os recursos já estão aí, se falta alguma coisa é você utilizá-los. Para sua saúde e bem-estar (sem depender de medicamentos), veja esta oportunidade. E entenda que primeiro sua forma de pensar muda, depois sua saúde mental e, com o tempo, também a saúde física, bem como os demais resultados, em outras áreas.