Apesar da ausência de provas científicas, após muitos anos, o flúor ainda é considerado como forma insubstituível de prevenir cáries. A verdade é que não vemos comprovações práticas das alegações de que a substância realmente nos ajuda com a saúde bucal. Mas vemos outros resultados (bastante negativos).
O átomo do flúor é altamente reativo. Se você entende o que são radicais livres, sabe que reatividade leva ao estresse oxidativo, causa de tumores e muitos outros sérios problemas. Inclusive as doenças neurodegenerativas. Um sintoma precoce é a perda de memória recente, amplamente relatada pelos brasileiros.
Você não precisa se sujeitar aos riscos, acreditando que o marketing, a divulgação de produtos para higiene bucal com flúor são o melhor para você. Continue a leitura para conferir 5 substitutos naturais e muito mais eficazes para que seus dentes sejam brancos e saudáveis.
#1 Xilitol
Edulcorante (adoçante) natural, excelente substituto para o açúcar e também os adoçantes sintéticos, o xilitol traz inúmeros benefícios, inclusive o de proteger os dentes contra bactérias.
Testes mostram que ele aumenta o pH da saliva, protegendo os dentes de desgaste provocado pelos alimentos mais ricos em carboidratos (de natureza ácida). Outros efeitos são a melhoria na absorção de cálcio e aumento na concentração de alguns minerais. Ou seja, o xilitol contribui para prevenir e tratar as cáries. Sem efeitos adversos, se você não exagerar.
#2 Cúrcuma
A cúrcuma, por sua ação antiinflamatória, alivia qualquer dor nos dentes ou doença periodontal, sendo inclusive mais eficiente que os tratamentos mais utilizados.
Portanto, o açafrão da terra é muito mais que um tempero. um de seus muitos benefícios é essa melhora da saúde bucal. Consumindo no dia a dia você estará cuidando de seu bem-estar de inúmeras formas diferentes.
#3 Água (sim, água)
Ninguém que preza pela própria saúde espera sentir sede para beber água. Mesmo assim, é extremamente comum a pessoa “esquecer” que precisa manter uma boa hidratação. E a desidratação resulta na acidificação da saliva, com maior desgaste dos dentes e proliferação das bactérias.
Parece tão simples (e óbvio), não é? Esse é o problema… Vivemos em um época em que até mesmo se levantar para tomar um pouco de água parece ser algo difícil de fazer. E, é claro, como a saúde exige cuidados o tempo todo, as pessoas estão ficando cada vez mais doentes. Os números estão aí para mostrar esta realidade. Você quer ser mais um na multidão? Não? Então faça um favor a si mesmo(a) e jamais tenha preguiça de manter uma boa hidratação. Estará inclusive cuidando melhor da higiene bucal. E, é claro, de preferência, utilize água de qualidade.
#4 Carvão Ativado
Diferente do flúor, o carvão ativado promove a limpeza do organismo. E é excelente para clarear seus dentes. O efeito abrasivo depende apenas da quantidade que você utiliza. Em pequenas quantidades não há o menor perigo. Clique aqui e te mostraremos um produtos natural com carvão ativado na medida certa. Para você ter o sorriso que deseja, sem qualquer desgaste que pode deixar seus dentes vulneráveis.
Não fique com medo apenas por causa do que ouviu falar: veja se funciona para você ou não. Branqueie seus dentes sem gerar instabilidade por todo o organismo. Se entender o que realmente é a reatividade do flúor, não haverá dúvidas.
#5 Óleo de copaíba
Entre as muitas funções do produto extraído da copaíba está a higienização bucal. Sendo antibiótico e antifúngico ele não permitirá que seus dentes sofram danos provocados por microrganismos ou inflamação.
Utilizado há muito tempo por povos indígenas, o óleo de copaíba faz de tudo para você ter uma boa saúde. Gostaria de conhecer mais benefícios? Confira aqui. Mais uma possibilidade para você cuidar do seu bem-estar e buscar saúde sem depender de remédios.
E então? Vale a pena utilizar flúor?
Diante de tantas possibilidades saudáveis, você não tem por que considerar o flúor uma forma de cuidar dos seus dentes. Os danos são garantidos. Troque isto por produtos naturais.
Sua saúde bucal será impecável e seu bem-estar estará protegido. Evite a reatividade do flúor e consequente liberação de radicais livres. Se acha difícil de acreditar, lembre quando (e por quem) você “aprende” sobre a substância. Ele deu resultados? Tem certeza? Priorize sua saúde, não a vontade de ter sempre razão. Agradecemos sua leitura e lhe desejamos uma excelente semana.