Você está sendo enganado(a). Somos todos mal ensinados sobre o que fazer para fornecer ao nosso corpo o que ele precisa. Não aprendemos a verdade sobre uma alimentação saudável, a coisa mais importante para o bem-estar humano. Somado aos problemas do dia a dia e ao sedentarismo, a saúde se perde pouco a pouco. Existem poucas pessoas que vão atrás do verdadeiro conhecimento e envelhecem sem ter passar o tempo cuidando de doenças. Entenda como elas conseguem e por que você também pode conseguir, se fizer as coisas certas.
Integração da saúde
A chamada saúde integrativa, ou holística, é a verdadeira saúde. Um dos “segredos” para uma vida sem doenças é manter um equilíbrio. E não considerar um sistema, muito menos um órgão, de forma isolada.
Por mais importante que seja esse ponto de vista, nas clínicas, hospitais e consultórios médicos, as ideias são diferentes. Muitas vezes, nem mesmo a parte do corpo é considerada. Grande parte das consultas se resume em identificar um sintoma e então definir qual medicamento a pessoa “deve” tomar. Sem considerar onde está o problema. Será que isto é cuidar da saúde, ou apenas vender um remédio? Existe doenças curáveis com métodos tão limitados? E seriam compatíveis com a busca por uma vida longa e sem doenças?
Infelizmente, pouquíssimos percebem que há resultados muito melhores apenas esperando para aqueles que buscam alternativas a uma medicina ineficiente e frequentemente sem sentido. O corpo humano é formado por células, e todas elas, de alguma forma, estão interligadas. Cada uma das mais importantes necessidades para manter uma boa saúde devem ser consideradas, e consumo de medicamentos não é uma delas.
Nutrição
Algo bastante complexo, para manter o organismo em equilíbrio, é o fator mais importante de todos. Sem se nutrir adequadamente nada irá resolver. Saiba por aqui exatamente o que fazer para se manter bem nutrido(a). Não pense que com exercícios pesados todo dia você pode comer o que bem entender e ficará tudo bem. Faça isso e irá se cansar sem real necessidade. E sim, a tendência de surgirem doenças crônicas será muito forte. Como manter uma boa nutrição.
Parar com a “gordurofobia”
Com exceção das hidrogenadas ou oxidadas, as gorduras são nutritivas, te ajudam a comer menos e não, não irão congestionar suas artérias. Pode se tranquilizar quanto a isto. As pessoas aprendem errado e pensam que estão se cuidando ao evitar as carnes mais gordas. Quando na verdade esta atitude apenas as leva a comer mais. Outro ponto a considerar: será que o alimento ingerido é simplesmente mantido com a mesma estrutura molecular? Você realmente acha que gorduras, após a digestão, estarão exatamente iguais e serão parte do tecido adiposo?
Grãos
Um verdadeiro especialista em alimentação jamais irá te dizer para parar com as gorduras e consumir mais frutas e vegetais. Sobre o perigo dos antinutrientes presentes no feijão, na lentilha, no leite, no leite, na farinha (mesmo integral), ou no arroz, eles dificilmente irão te falar. Mais uma excelente razão para conhecer um método de avaliar as verdadeiras necessidades nutricionais de suas células, não viver sendo vítima de pessoas incapazes de cumprir com o que estão lhe prometendo. Se fosse diferente, os casos de doenças mortais a longo prazo continuariam crescendo?
Sucos de frutas
Terrível engano, o de espremer frutas e beber o suco extraído e ter uma sensação de dever cumprido. Se quiser perder a saúde, um pouco a cada dia, aí sim estará no caminho certo mantendo este tipo de bebida como parte do dia a dia.
Querendo ou não, o que resta após extrair o líquido é praticamente açúcar e água. E quando o principal nutriente é a vitamina C. Se trata de uma substância bastante volátil. Enquanto as fibras ficam pelo caminho.
Gosta mesmo de frutas? Consuma sem espreme-las. Será muito melhor para você.
O velho mito da Carne Vermelha
Por qual razão, é difícil afirmar com certeza, mas certamente a moda é ser contra a carne vermelha. Mas te garantimos: não provas concretas de que representam qualquer risco à saúde. E sem dúvida, a política leva profissionais, não tão interessados em cuidar do seu paciente, a serem contra o consumo de carne. Aprenda a questionar seu médico. Ele também é um ser humano e o porte de um diploma não o torna infalível nem garante boas intenções.
Pelo conhecimento hoje disponível, não há prova alguma de que carnes bovinas, suínas, ovinas restringem o funcionamento do sistema cardiovascular. Não adianta afirmar que os churrascos enfartam. Não esqueça: no Brasil, cerveja, farinha de mandioca, arroz, pão e até refrigerantes costumam acompanhar a carne. A causa de um problema é o que importa. Não o que está correlacionado de outras formas.
Higienes do Sono e da Mente
Ter uma vida corrida e sentir-se sem tempo não muda nada: você precisa dormir bem e precisa dosar seu estresse e sua ansiedade. Não insista. Não é impossível. E não, não é uma opção.
Você pode comer bem, não tomar nenhum remédio (ainda) e se exercitar como um atleta. Mas se o cérebro não é bem cuidado você não está saudável de verdade e não conseguirá viver sem doenças até o fim. Um dia os problemas começarão a aparecer.
Estresse das tarefas diárias
Sabemos, a rotina pode ser muito estressante. Mas você não pode permitir que isto acabe com sua disposição mental. Bilhões de pessoas tem vidas muito desgastantes e aos poucos vão sendo dominadas por problemas emocionais. Quase sempre é resultado da falta de cuidado com a mente.
Não seja assim. Cuide de sua higiene mental se quiser que seus dias sejam mais agradáveis. Muitas doenças podem se originar de falta de descanso mental. Por isso, lhe damos algumas dicas:
Não espere pelas férias
Não precisamos, e devemos evitar, esperar pelas 2 a 4 semanas anuais de descanso para esquecer as preocupações. Nem pelos finais de semana. Organize seus horários para, todos os dias, ter momentos mais alegres e aliviar seu estresse. Isto é muito importante para seu bem-estar. Faça o que você realmente gosta. Reserve parte do seu tempo para se divertir ou se acalmar. Manter a mente muito acelerada e com excesso de preocupações é o que maioria faz, mas não é inevitável e atrai inúmeras doenças crônica. Você consegue ser diferente, se realmente quiser e reorganizar seu tempo.
Jamais crie vícios emocionais
Hábitos como fumar, abusar do álcool ou do açúcar quase sempre são de origem emocional. Assim como qualquer tipo de vício. Apenas pense: quantas coisas você faz apenas por estar acostumado ou intencionalmente, mas apenas por parecer uma boa ideia, mas que no fim não adianta nada. Se concentre em fazer apenas o que vale a pena de forma consistente. O prazer imediato não é a resposta. Nem para sua felicidade nem para cuidar melhor da saúde.
Produtos naturais que acalmam suas emoções
Cuidar na nutrição também é fundamental. Mas sempre utilize alimentos ou suplementos naturais. As farmácias estão cheias de armadilhas que só irão comprometer ainda mais sua vida. Veja aqui meios sem efeitos colaterais e altamente eficazes de inibir aquelas preocupações incessantes que tem dominado seus pensamentos e tirado sua paz.
Seja grato(a)
O ritmo acelerado do mundo em que vivemos podem nos fazer esquecer do que realmente porta. Quando vivemos por viver, de forma automática, é praticamente inevitável que a alegria perca seu lugar para ansiedade, tristeza, e diversas outras formas de insatisfação. Desacelerar de vez em quando é muito importante para interromper esse ciclo do dia a dia. Aprenda a reconhecer as coisas boas que lhe aconteceram, seja no passado recente ou distante. Todos temos aqueles momentos felizes dignos de serem lembrados e pelos quais devemos agradecer. Valorizar momentos agradáveis vai te ajudar e muito. Transforme em um hábito e melhore sua qualidade de vida.
Então, será realmente difícil mudar?
Realmente esperamos que a leitura de hoje tenha ajudado você de alguma forma. Se você captou a mensagem, compreendeu que não faltam possibilidades para impedir a perda das saúde mental e física e utilizá-las para viver sem doenças.
O “segredo” é, basicamente, cuidar HOJE da saúde. Nada de esperar. Sem cometer o grave erro de considerar apenas parte de suas células ou esquecer da saúde mental. A verdadeira saúde integra tudo o que acontece com você. E o que se passa em seus pensamentos estão nesse tudo.
Sabemos que não é fácil, mas seguindo estas dicas todos os dias, é totalmente possível nunca adoecer e se tornar dependente de produtos sintéticos. A forma definitiva para você cuidar da saúde de forma preventiva e não depender de remédios pode ser encontrada aqui. É o ponto de partida para o bem-estar definitivo.