Infelizmente, para a grande maioria das pessoas, a rotina as deixa de certa forma presas. Ou seja, elas não gostam da forma como vivem, mas não sabem como mudar. E por isso, vivem descontente e estressadas. A verdade é que você cria essa realidade. Mesmo que não seja possível ter um trabalho melhor ou mais tempo livre agora, sua mentalidade pode sim ser mais saudável.
Para manter sob controle o estresse provocado pelas atividades cotidianas existem inúmeras formas. Uma das mais eficientes é fazer coisas diferentes. Se sua vida é muito repetitiva, sua saúde mental pode ficar comprometida. Por isso, leia este artigo para entender como e por que o contato com a natureza é capaz de te tornar uma pessoa mais “leve” e despreocupada.
Como ambientes em meio à natureza influenciam o humor
Você já deve ter sentido que simplesmente por estar no meio do mato (por exemplo) ajuda, e muito, a deixar as preocupações de lado. Como isso acontece? Por serem locais calmos, automaticamente, sua mente começa a se acalmar. Assim como a energia das árvores, que sim, afeta seu organismo de diversas formas.
Energia das árvores e seus efeitos
Talvez você já tenha ouvido falar na energia que as árvores fornecem simplesmente pelo contato físico e não tenha acreditado. Mas existe fundamento na ideia de abraçar árvores.
Um estudo científico japonês, publicado em 2009, constatou que substâncias liberadas pelas árvores, chamadas de fitonídeos, estimulam a atividade das células de defesa do organismo.
Dessa forma, apenas passar alguns minutos em meio a uma floresta fortalece o sistema imune, dificultando o desenvolvimento de tumores e micro organismos. Para checar a publicação, clique aqui.
Ambientes calmos e silenciosos
Seja um local rodeado de árvores, rios, praias (com pouco movimento) ou campos. O simples fato de não haver excesso de estímulos, como acontece nas grandes cidades, já traz um enorme alívio para suas emoções negativas.
Passe o maior tempo que puder sem as preocupações da rotina. Em nome de sua saúde, você deve sempre focar naquilo que te faz bem. Passar tempo demais pensando nos aspectos ruins de sua vida só torna tudo mais difícil. Inclusive para seus órgãos. Para evitar que isso te adoeça, existem muitas possibilidades. Reservar parte do seu tempo livre para estar em meio à natureza é uma das mais garantidas para acalmar sua mente.
Ar puro
Além da ausências dos ambientes agitados das cidades, como são isolados, lugares em meio à natureza possuem ar limpo, livre de gases poluentes.
Respirar diariamente CO2, SO2, CO e qualquer outro produto de uma combustão incompleta com certeza é algo que você prefere evitar. Simplesmente por estar na rua, onde estão sempre passando carros, encontramos pessoas fumantes e há muita poluição sonora, seu corpo passa por dificuldades.
Em ambientes em que o ar é mais limpo você consegue sentir a diferença. Frequentar locais sem tanta poluição, a longo prazo, acabam fazendo muita diferença.
Saiba que a relação entre ar contaminado e doenças envolve muito mais que o pulmão. Praticamente qualquer doença pode ser agravada quando a qualidade do ar que você respira. No dia a dia, você, mesmo que não perceba, absorve gases tóxicos.
Comece a frequentar ambientes naturais, como trilhas
Como visto acima, se trata de um hábito muito útil para seu bem-estar. A presença das árvores, principalmente em locais isolados, reduz o cortisol, melhora sua imunidade, e fornece ar puro.
Portanto, se fizer isso com frequência, você ganha qualidade de vida, fortalece suas células contra câncer e ataque de vírus, protege seus pulmões, melhora os níveis de cortisol. Enfim, cuida da própria saúde. De graça.
O mínimo que vai acontecer é você se afastar um pouco das preocupações que vive na sua rotina. O que, com certeza, já é o suficiente para aliviar as emoções que prejudicam sua saúde. Te tornando alguém mais alegre e te afastando do percurso que a maioria das pessoas ainda demonstram preferir: do adoecimento crônico e do uso constante de medicamentos.