Por algum motivo, foi difundida a ideia de a soja faz bem ao organismo. É preciso esclarecer que isso é uma mentira e esse é o assunto de hoje.
Torcemos para que você não acredite nesse mito. O consumo frequente da soja, praticado por muitos brasileiros, resulta em uma série de complicações a longo e médio prazo.
Se você foi enganado pela farsa de que esse alimento pode melhorar a saúde de alguma forma, entenda o que ele realmente faz ao ser incluído na dieta.
Formas em que a soja é vendida
O óleo de soja é muito utilizado no Brasil atualmente. Mas qual é o problema dele? Como a maioria dos óleos vegetais, ele contém gorduras hidrogenadas (trans) e grandes quantidades de ômega 6.
Também existem o leite, o queijo (tofu) e carne de soja, e alguns suplementos. Além de ser misturado em todo tipo de alimentos. E muitos alimentos para bebês são feitos à base de soja.
Alguns enlatados, diversas farinhas e cereais são misturados com soja para reduzir os custos. Por isso, para excluir definitivamente a soja da alimentação, é preciso conhecer os alimentos que você for adquirir (analisando bem a embalagem).
Problemas de saúde causados pela soja
Certos componentes da soja causam um efeito chamado de estrogenicidade. Além de resultar em puberdade precoce, uma perda de masculinidade pode ocorrer em homens. Com o tempo, os riscos de infertilidade aumentam.
A soja também pode afetar o funcionamento do cérebro. Consumir soja aumenta os riscos de surgirem problemas cognitivos e, eventualmente, demência.
O alimento também contém antinutrientes. Se você come bastante soja, podem surgir deficiência de magnésio, cálcio, ferro, zinco e outros minerais. Ela também dificulta a absorção de proteínas e das vitaminas B12 e D.
Como se não bastasse, ainda é importante mencionar a presença de alumínio e manganês, metais tóxicos. Saiba como o manganês é capaz de danificar o seu cérebro. E veja aqui os danos do alumínio ao organismo. Se não entender, você pode sempre utilizar o google tradutor.
Para piorar, quase toda a soja vendida no Brasil é transgênica. Apenas isso é o suficiente para comprometer a saúde de uma pessoa a longo prazo.
Alimentos transgênicos geralmente possuem menos nutrientes que sua versão orgânica. Devido aos problemas desse tipo de produto agrícola, vários países proibiram o cultivo dos grãos geneticamente modificados
Conclusão
Essas informações certamente esclarecem o mito de que a soja melhora a saúde de quem a consome.
Porém, mesmo que você tenha entendido, tome cuidado. Muitos alimentos aparentemente saudáveis, contém pequenas quantidades de soja. Muita gente consome soja sem saber.
E se você tem filhos, não os alimente com aqueles alimentos “supersaudáveis” encontrados nos supermercados e farmácias. Eles são feitos à base de soja. Com os efeitos de estrogenicidade, uma alimentação com muita soja desde cedo seria muito prejudicial. Sem falar nos outros fatores de risco mencionados.
Já conhece nosso perfil no Instagram? Você pode visitá-lo aqui.