Sabia que entre os esquimós não existem problemas cardíacos? Um estudo científico analisou como eles se alimentam e perceberam que comem, em média 14g de ômega 3 por dia, cada um. Sabendo disso, você pode deduzir que não precisa se preocupar com excesso do nutriente.
O médico Jorn Dyerberg, o autor da pesquisa, ganhou o prêmio Nobel da medicina por suas descobertas, em 1982. Depois disso, ficou conhecido como o pai do ômega 3.
E o que os esquimós comem? Carne e gorduras de peixes e focas. E ovos. Praticamente nada além disso.
Quais são os benefícios?
Existem muitas vantagens em ingerir ômega 3 diariamente. Ele trata problemas de humor, câncer, Alzheimer, problemas cardíacos, fortalece os ossos, melhora a concentração, entre outros.
Depressão e outros transtornos ligados ao comportamento também podem ser tratados com o consumo de ômega 3.
Você que está na chamada menopausa também deveria tomar ômega 3. Ele é ótimo para reduzir aqueles momentos de intensa sensação de calor. Veja aqui uma pesquisa em que esse e muitos outros benefícios foram confirmados.
Uma das principais formas como o nutriente melhora sua saúde é através de seu efeito anti-inflamatório. Portanto, ele também ajuda com as dores e doenças inflamatórias, como o Mal de Alzheimer (use o google tradutor) e a asma.
Como escolher um bom suplemento
Para aproveitar os benefícios desse nutriente, nunca gaste dinheiro com frascos transparentes. A interação com a luz faz com que o ômega 3 oxide, se tornando prejudicial para o organismo. O ideal é sempre escolher embalagens brancas e opacas.
Se quiser conferir se o suplemento é de boa qualidade, você pode colocar alguma cápsula no congelador e verificar se ela congela. Se for legítimo, o ômega 3 não congela tão facilmente.
Quanto tomar
Com relação a dosagem, o que importa é a quantidade de DHA e EPA. O total é menos importante. Ao escolher um suplemento de ômega 3, ele deve ter 600mg de DHA e 1g de EPA. No mínimo. Geralmente essas informações podem ser encontradas no rótulo
Conclusão
Tem um detalhe muito importante que você deve saber. Não é só a quantidade de ômega 3 que devemos cuidar. A razão entre ômega 3 e ômega 6 é mais importante. O ideal é que ela seja de 1 para 1. Por isso, é bastante difícil conseguir o suficiente apenas com a alimentação.
A saúde dos esquimós é impecável. Eles não têm problemas com câncer, ataques cardíacos, artrite nem nenhum tipo de doença inflamatória.
Enfim, se você busca por uma vida longa e realmente saudável, suplementar adequadamente esse nutriente é fundamental. As descobertas do doutor Jorn são suficientes para nos garantir isso.
Então, o que está esperando para começar a aumentar sua ingestão de ômega 3? Se tiver interesse em um suplemento da melhor qualidade, fale com a gente. Sua saúde nunca mais será a mesma.