Com este artigo você vai entender o que é o psyllium e seus benefícios. Iremos listar 7 ótimas razões para que você o inclua em sua alimentação.
O psyllium é uma fibra extraída a partir de uma planta bastante comum na África e na Ásia. Ele pode ser encontrado na forma de sementes ou em pó.
O psyllium em pó pode ser amplamente utilizado na culinária, pois é bastante saboroso e pode ser utilizado como farinha.
Ele é uma fibra solúvel em água, o que significa que ao se misturar com a água, ela aumenta muitas vezes de tamanho.
Em seguida, veremos x razões porque ele pode contribuir muito para melhorar sua saúde.
Razão 1: Emagrecimento
Exatamente! Como o psyllium é quase 80% feito de fibras ele é capaz de ajudar e muito você que quer emagrecer.
As fibras possuem esse efeito emagrecedor ao se misturarem com água. Isso faz com que elas aumentem de tamanho. Com isso a pessoa se sente satisfeita sem cometer exageros.
No caso do psyllium, essa expansão pode chegar a até 20 vezes, o que torna um dos alimentos mais eficientes para um emagrecimento saudável.
Você já ouviu falar em flora intestinal? É o conjunto de micro-organismos que vivem nos intestinos. Ela é basicamente feita de bactérias. E essas bactérias podem ser benéficas ou prejudiciais à sua saúde.
Ter uma boa flora intestinal é fundamental para emagrecer. Muitas pessoas que não conseguem emagrecer falham por ter muitas bactérias ruins nos intestinos.
O psyllium alimenta as bactérias boas presentes nesses órgãos. Por isso, aquelas que são prejudiciais acabam não sobrevivendo, dando lugar às benéficas.
Quando as bactérias boas dominam a flora intestinal, fica bem mais fácil perder peso com consistência.
Razão 2: Controle da Glicose no Sangue
Se você tem algum problema com relação a glicose no sangue, esse é mais um bom motivo para tornar o psyllium parte de sua alimentação.
O psyllium não é digerido pelo nosso organismo. E como ele não é absorvido ele contribui para a redução da glicose no sangue quando consumido.
Uma pesquisa científica mostrou que apenas uma colher de sopa por dia da fibra facilita o controle da glicose. Ela foi publicada na revista “Molecular Nutrition and Food Research” no ano de 2012.
As fibras reduzem a rapidez com que o açúcar é liberado no sangue, evitando picos de glicose. Portanto, esse alimento é capaz de tratar e prevenir o diabetes tipo 2.
Razão 3: Efeito Laxativo
Como sabemos, as fibras (solúveis) são responsáveis pela limpeza do organismo.
O psyllium contêm cerca de 80% de fibras solúveis em sua composição.
E é por isso que ele é mais eficiente que praticamente qualquer outro alimento para tratar a prisão de ventre.
Para utilizar ele com essa finalidade, é necessário beber bastante água. Ingerido a seco, o psyllium pode fazer o efeito contrário.
Portanto, ele é capaz de curar a prisão de ventre, mas também a tornar mais grave.
Mas, se você estiver com diarreia, essa característica do psyllium pode ajudar a tratá-la.
Razão 4: Reduz o colesterol ruim
Pelo mesmo motivo que o psyllium reduz o açúcar sanguíneo, ele também ajuda a eliminar o colesterol LDL.
Um estudo realizado em 2018 e publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica provou que o psyllium reduz o colesterol.
Por 8 semanas, os 1924 participantes consumiram 10 gramas do alimento por dia e tiveram uma redução média do LDL de 13mg/dl.
Razão 5: Cura diarreia
O psyllium pode também congestionar os intestinos. Isso ocorre quando ele é ingerido sem ou com pouca água. Em algumas situações isso é muito útil.
Como ele absorve bastante água, em casos de diarreia, sua ingestão sem água faz com que os movimentos intestinais voltem ao normal.
Razão 6: Reduz a pressão arterial
A eliminação das toxinas presentes no organismo promovida pelo psyllium ajuda a baixar a pressão arterial.
Devido a limpeza do sangue, ele remove colesterol e triglicerídios, que tornam o sangue mais grosso.
Com isso, além de prevenir problemas cardiovasculares, o psyllium contribui para reduzir a pressão.
Razão 7: Previne o câncer
Uma das causas conhecidas do câncer em órgãos internas é o consumo frequente de alimentos industrializados.
Muitos desses alimentos contêm substâncias tóxicas para o nosso organismo. A longo prazo, elas aumentam as chances de desenvolvermos algum tipo de câncer.
Como o psyllium, quando é eliminado do corpo, leva junto com ele grande parte dessas toxinas, ele ajuda também a prevenir o câncer.
Conclusão
Com essas informações, entendemos o poder do psyllium e porque alguém que realmente se preocupa com a própria saúde consegue usá-lo como remédio de diversas formas.
Quase todos esses benefícios do psyllium foram compravados através de pesquisas.
Nos estudos realizados, apenas 2 colheres de chá por dia durante 60 dias foram suficientes para mudar completamente a saúde dos participantes.
Então, com tantos benefícios em apenas um alimento, todo mundo deveria torná-lo parte da rotina.
Se você busca por uma vida saudável, o psyllium certamente é um alimento que você deve consumir regularmente.
O único cuidado que devemos ter é para não exagerar, é claro. É como dizem: Tudo que é demais faz, mal.
Outro detalhe importante é que como esse alimento é composto por fibras, ele absorve bastante água. Por isso, ao ingerir o psyllium, tome bastante água (exceto em casos de diarreia).
Leia também: Conheça a Chlorella: o superalimento que você não pode deixar de consumir